terça-feira, abril 19, 2005

Cinema Chinês... quem viu um viu todos?

A grande verdade é que este post pode colocar meu futuro casamento em risco. Eu sei disso. Mas vou arriscar. Todo relacionamento é uma troca e afinal, para os cinéfilos com gostos diferentes, nada melhor do que estipular: você escohe o filme hoje e o próxmo quem escolhe sou eu.

Muito bem. Há duas semanas fomos ver Hero escolhido, sem sombra de dúvidas, pelo Gu. Fomos no Kinoplex pela primeira vez, naquela sala grande, maravilhosa, com aquele som perfeito e imagem deslumbrante, não importa onde você esteja sentado. Importa um pouco sim, principalmente se no caso o filme tem muita luta de espadas e cada vez que duas se encontram o som agudo do tilintar das mesmas saindo da tela entra pelos ouvidos e sai pelos pés. Dói.

Continuando... o filme é muito bonito. Calma lá... eu digo mais pela fotografia, o uso das cores, as roupas. De resto é absolutamente IGUAL a qualquer filme chinês... muito, mas muito kung fu mesmo, bom para os adeptos, um pouco cansativo demais para as futuras esposas dos adeptos. Cai na rotina 'lutas na terra, lutas no ar, lutas sobre as águas' - num simbolismo que ninguém entende -, um casal que se ama e que, claro... um dos dois morre no final (e neste caso, os dois). Tô falando porque aqui não se estraga surpresa nenhuma, considerando que o filme é chinês e todos sabem o script.

Que simbolismo é esse que ainda não entendeu a fórmula do sucesso "e foram felizes para sempre"??? Pra que tanta luta aqui, ali e acolá para no final o casal não ficar junto e ter milhões (bilhões!) de chinezinhos. Não entenderm ainda que isso é que move o mundo do cinema? Logo logo as mulheres não permitirão mais que se vá ao cinema ver um filme chinês, porque é grana demais, pipoca demais (comi dois pacotes) e novidade de menos!!!

Sem falar nos absurdos... um retalha daqui, fura dali e os caras levantam e continuam lutando... ah, fala sério! O cinema todo (exceto o Gu, claro...) cai na gargalhada. E um cara só salva o mundo, lógico...

É o Rambo ou Conan do mundo oriental... só que com um final pra lá de triste. Não triste daqueles que a gente chora inconformada e adora. Triste de ter esperado as 2 horas pra isso.

Ainda bem que eu tenho 2 oportunidades de escolha. E desta vez pra um filme de cair lágrimas de verdade!

Nenhum comentário: